O ano de 2024 chega intensificando o uso da tecnologia no dia a dia.
A Inteligência Artificial tem levado a que as ferramentas se atualizem e fiquem mais usuais e mais simples de se usar. Tecnologias como os óculos Meta + Ray-Ban, Apple Vision Pro e outros equipamentos que deverão chegar ao mercado para consolidar a IA como uma assistente para tarefas corriqueiras como compras e outras banalidades do dia-a-dia.
O que deve ser forte em 2024 são as compras pelas redes sociais
Em 2024, todos as principais plataformas do mercado de redes sociais estão apostando em fomentar o Social Commerce. A lista de recursos inclui o Instagram Live Producer, o TikTok Shop e, em algum momento do ano, o lançamento de uma ferramenta própria do X (antigo Twitter) que terá por intuito promover a conexão entre criadores, marcas, consumidores e produtos.
A importância dada por grandes empresas à modalidade pode ser explicada pelos números. 74% dos centennials já utilizam a pesquisa através do TikTok e 51% dos entrevistados optam pelo TikTok ao invés do Google como mecanismo de busca primário, conforme apontam dados de uma pesquisa realizada pela Her Campus Media.
O grande diferencial das redes sociais em comparação aos clássicos mecanismos de pesquisa é a facilidade de consumo do conteúdo, podendo ser visto rapidamente em formato de vídeo ou carrossel, que geralmente trabalham atrativos visuais que facilitam uma interação mais breve, diferentemente de blogs e outros formatos.
O que é social commerce?
Social Commerce é a estratégia de vendas que usa as redes sociais para alavancar vendas e alcançar novos clientes. Ou seja, surge com a proposta de preparar conteúdos irresistíveis e estruturar suas redes de forma que você possa vender mais e atrair novos clientes.
As redes sociais se tornaram parte essencial do cotidiano da maioria das pessoas. Com o passar do tempo, fica cada vez mais difícil encontrar alguém que não tenha se rendido a alguma das redes sociais populares, as maiores plataformas são, hoje, canais informativos e de entretenimento.
Em paralelo, as gigantes do mercado trabalham para lançar novas ferramentas que facilitem a integração de produtos e lojas vrtuais, transformando suas plataformas em verdadeiros canais de venda.
Como funciona o Social Commerce?
O Social Commerce funciona permitindo que os consumidores comprem produtos ou serviços diretamente de uma postagem ou anúncio de mídia social.
Isso pode ser feito usando botões de “comprar agora” incorporados em postagens de mídia social, ou por meio de lojas virtuais criadas dentro de plataformas de mídia social.
Incluir o social commerce na sua estartégia de markekting é essencial, porque a credibilidade do seu cliente é ainda maior que a sua. Afinal, diferentemente de você, o consumidor não está tentando vender. Se ele se manifesta de forma positiva sobre a sua marca, é uma ação completamente espontânea — como uma propaganda gratuita.
Assim, essa estratégia facilita a vida do cliente e a sua, já que a compra online fica ainda mais simples. Além disso, há um fator geracional que argumenta a favor das vendas em redes sociais.
Um panorama sobre o social commerce no Brasil
De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 75% dos brasileiros já usam as redes sociais para buscar produtos e 71% utilizam as plataformas para fazer compras.
Além dos que já aderiram ao hábito de consumir pelas redes, o estudo ainda apontou que 11% dos entrevistados afirmaram que adotarão o comércio social nos próximos seis meses.
Esses resultados comprovam que esse novo canal de compra veio para ficar e é uma tendência iminente.
Mesmo que nem todos os consumidores finalizem suas compras pelas redes sociais, ficou claro nos últimos anos que elas são importantes canais de busca e contato com o público.
Aliado a isso, outra tendência fortalece ainda mais o social commerce no Brasil: o marketing de influência. Essa técnica consiste na indicação de produtos por influenciadores digitais.
Um estudo conduzido pela plataforma CupomValido.com.br e compartilhado no Meio & Mensagem mostra o Brasil como país em que os influenciadores têm maior poder na decisão de compra dos consumidores.
Segundo os dados, 43% dos brasileiros já compraram produtos ou serviços por influência de um criador de conteúdo. O país ocupou a primeira posição do ranking mundial, ficando à frente de China, Estados Unidos e Reino Unido.
Diante desse cenário, torna-se cada vez mais essencial para os lojistas se adaptarem aos novos comportamentos do mercado para atender as demandas dos clientes.
Quais redes sociais utilizar para o social commerce?
O comércio social utiliza as mídias digitais como verdadeiros canais de vendas e comunicação, mas é importante saber quais plataformas utilizar.
Algumas das principais você já conferiu nos tópicos acima. São gigantes da indústria digital que se mostram verdadeiros parceiros do varejo online:
TikTok;
Facebook;
Instagram;
WhatsApp.
Esses são tiros certeiros: plataformas estruturadas, inovadoras, com excelentes e variados recursos para que qualquer varejo expanda sua operação de social commerce.
Qual é a relevância do social commerce para o varejo?
Não é exagero afirmar que o social commerce é o futuro do varejo no Brasil e no mundo. Com esse modelo de negócio, não apenas as ferramentas digitais ganham força, mas também as estratégias offline.
Dentro desse contexto, é possível trabalhar o relacionamento com o público, compreender suas necessidades e expectativas, além de aumentar a credibilidade da marca.
É aqui que o omnichannel entra em cena, capacitando redes varejistas que dividem suas vendas entre lojas físicas com lojas virtuais, otimizando estratégias multicanal.
Um exemplo disso é o ship from store, um método logístico que permite ao cliente comprar um produto online (ou por qualquer canal de venda da empresa) e ir buscá-lo em uma das lojas físicas.
Além disso, podemos voltar a falar de dados: de acordo com levantamento da Research and Markets, o mercado de comércio social global deve atingir a soma de US$600,4 bilhões até 2027.