Mergulhando no Universo Digital Brasileiro em 2024: Uma Análise Detalhada
O ano de 2024 chegou e com ele, um Brasil cada vez mais conectado! Desvende as estatísticas mais relevantes do cenário digital brasileiro neste ano, com base em dados da série “Relatórios Digitais Globais” do DataReportal. Essa jornada informativa é possível graças à colaboração entre as renomadas instituições We Are Social e Meltwater, que nos presenteiam com números e tendências valiosíssimos.
Prepare-se para explorar como a população brasileira navega pelo mundo digital, utilizando dispositivos e serviços inovadores. Descubra as velocidades de conexão à internet, o nível de acesso à rede e como as redes sociais transformam a forma como nos comunicamos e consumimos informações.
Principais estatísticas brasileiras no digital em 2024
População e demografia digital
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População total: 217 milhões
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Crescimento anual: +0.6%
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Gênero: 50.9% feminino, 49.1% masculino
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Urbanização: 87.9% em áreas urbanas
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Idade média: 33.8 anos
Distribuição por idade
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0-4 anos: 6.3%
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5-12 anos: 10.8%
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13-17 anos: 7.0%
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18-24 anos: 10.5%
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25-34 anos: 15.7%
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35-44 anos: 15.8%
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45-54 anos: 13.0%
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55-64 anos: 10.5%
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65 anos e acima: 10.4%
Uso de internet
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Usuários de internet: 187.9 milhões
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Penetração da internet: 86.6%
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Crescimento anual de usuários de internet: +3.3% (6.1 milhões)
Conexões móveis
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Conexões móveis: 210.3 milhões
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Penetração de conexões móveis: 96.9%
Velocidades de conexão à internet
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Velocidade média de internet móvel: 47.09 Mbps
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Velocidade média de internet fixa: 140.46 Mbps
Uso de redes sociais
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Usuários de redes sociais: 144.0 milhões
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Penetração de redes sociais: 66.3% da população total
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Usuários de redes sociais maiores de 18 anos: 128.6 milhões (78.0% da população adulta)
Plataformas de redes sociais
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YouTube: 144.0 milhões de usuários
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Instagram: 134.6 milhões de usuários
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Facebook: 111.3 milhões de usuários
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TikTok: 98.59 milhões de usuários (maiores de 18 anos)
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Facebook Messenger: 56.95 milhões de usuários
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LinkedIn: 68.0 milhões de membros
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Snapchat: 6.84 milhões de usuários
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X (Twitter): 22.13 milhões de usuários
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Pinterest: 37.14 milhões de usuários
Motivos para uso de redes sociais em 2024
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Comunicação com Amigos e Família: 59.9%
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Leitura de Notícias: 52.7%
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Procurar Produtos para Comprar: 43.2%
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Tempo Livre: 42.4%
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Encontrar Conteúdo (Artigos, Vídeos): 41.6%
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Inspiração para Compras e Atividades: 41.3%
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Acompanhar Assuntos Atuais: 34.0%
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Acompanhar Esportes: 30.5%
Tempo diário gasto na internet no Brasil em 2024
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Tempo total de uso da Internet: 9 horas e 13 minutos por dia usando a internet em todos os dispositivos.
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Smartphones: 5 horas e 19 minutos por dia no uso de smartphones. Representa 57.6% do tempo total de uso da internet diário.
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Computadores e Tablets: 3 horas e 54 minutos por dia usando a internet em computadores e tablets.
Propriedade de dispositivos
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Propriedade de smartphone: 99,1% dos usuários de internet
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Propriedade de Notebook/Desktop: 57,7%
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Propriedade de tablet: 27,6%
Uso de mídia
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Uso de internet via celular: 98,9% dos usuários de internet
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Uso de redes sociais: 97,5%
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Leitura de conteúdo de imprensa online: 89,9%
Tempo diário gasto com mídia
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Tempo gasto na internet: 9h 13m por dia
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Tempo gasto assistindo TV: 4h 04m
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Tempo gasto em redes sociais: 3h 37m
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Leitura de conteúdo de imprensa: 3h 11m
Crescimento do Uso da Internet no Brasil (2014-2024)
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2014: 111 milhões de usuários (+7.8%)
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2015: 119 milhões (+5.2%)
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2016: 125 milhões (+11.7%)
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2017: 140 milhões (+5.2%)
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2018: 147 milhões (+5.8%)
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2019: 156 milhões (+10.9%)
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2020: 173 milhões (-0.2%)
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2021: 173 milhões (+0.3%)
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2022: 173 milhões (+5.1%)
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2023: 182 milhões (+3.3%)
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2024: 188 milhões (+3.3%)
Principais motivos para uso da internet em 2024
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Encontrar Informações: 78.7%
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Pesquisar Como Fazer Coisas: 74.2%
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Manter Contato com Amigos e Família: 70.5%
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Pesquisar Produtos e Marcas: 67.5%
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Assistir Vídeos, TV e Filmes: 66.9%
Dispositivos utilizados para acesso à internet em 2024
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Celulares: 98.5% (acesso via qualquer tipo de celular)
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Smartphones: 96.5%
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Computadores (Laptop/Desktop): 66.7%
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Televisões Conectadas: 48.6%
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Tablets: 23.7%
Acesso a informações online
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Uso de motores de busca mensalmente: 94.5%
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Uso de assistentes de voz semanalmente: 22.9%
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Consulta em redes sociais para informações sobre marcas/produtos: 60.9%
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Uso de ferramentas de tradução online semanalmente: 45.5%
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Escaneamento de QR code mensalmente: 57.1%
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Uso de ferramentas de busca de imagens mensalmente: 47.6%
Consumo de conteúdo de vídeo online
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Qualquer tipo de vídeo: 96.4%
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Vídeos musicais: 63.0%
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Vídeos educacionais: 30.1%
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Vídeos de revisão de produtos: 31.7%
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Vídeos de comédia/meme/viral: 40.5%
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Transmissões ao vivo: 33.3%
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Vídeos de tutoriais: 38.7%
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Vídeos de influenciadores: 30.0%
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Vídeos de jogos: 25.5%
Principais razões para uso de redes sociais
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Manter contato com amigos e família: 59.9%
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Ler notícias: 52.7%
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Encontrar produtos para comprar: 42.4%
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Preencher tempo livre: 43.2%
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Encontrar conteúdo (artigos, vídeos): 41.6%
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Encontrar inspiração para coisas para fazer e comprar: 41.3%
E-commerce: categorias de bens de consumo (versus 2023)
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Eletrônicos: R$14.29 bilhões (+20.1%)
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Moda: R$6.98 bilhões (+25.4%)
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Alimentos: R$4.15 bilhões (-3.8%)
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Bebidas: R$395.1 milhões (+0.05%)
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DIY e Ferragens: R$1.26 bilhões (-3.2%)
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Mobiliário: R$2.40 bilhões (+21.9%)
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Mídia Física: R$663.3 milhões (-7.8%)
Métodos de pagamento em e-commerce
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Cartões de Débito e Crédito: 52.0%
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Transferências Bancárias: 28.0%
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Carteiras Digitais e Móveis: 14.0%
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Outros Métodos de Pagamento: 2.0%
Principais canais para descoberta de marcas
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Boca-a-boca: 40.9%
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Anúncios em Sites: 37.7%
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Sites de Marcas: 36.9%
Engajamento com marketing digital
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Pesquisas de Marcas Online Antes de Comprar: 71.2%
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Visitas a Sites de Marcas: 63.0%
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Cliques em Anúncios em Sites: 20.2%
Canais principais para pesquisa de marcas
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Redes sociais: 60.9%
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Motores de busca: 52.9%
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Sites de avaliação de consumidores: 44.5%
Outras informações relevantes
Crescimento e adoção de tecnologia
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Crescimento de usuários de internet: aumento de 6.1 milhões de usuários (+3.3%) de 2023 para 2024.
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Velocidade de conexão à internet: aumento significativo nas velocidades médias de conexão, tanto móvel (+41.2%) quanto fixa (+40.8%).
Uso de redes sociais
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Crescimento de usuários de mídias sociais: aumento de 2.0 milhões de usuários (+1.4%) de 2023 para 2024.
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Gênero dos usuários de mídias sociais: 55.6% feminino, 44.4% masculino.
Crescimento das redes sociais
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Instagram: crescimento de 21 milhões de usuários (+18.6%) de 2023 para 2024.
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TikTok: crescimento de 16 milhões de usuários (+19.9%) de 2023 para 2024.
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LinkedIn: crescimento de 9.0 milhões de membros (+15.3%) de 2023 para 2024.
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Pinterest: aumento de 9.1 milhões de usuários (+32.4%) de 2023 para 2024.