A Natura inaugurou uma agroindústria de óleo essencial em parceria com a comunidade Campo Limpo, na cidade de Santo Antônio do Tauá, no estado do Pará. A extração do insumo era feita através de terceiros.
A iniciativa foi viabilizada por meio da união de 21 anos com a Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Comunidade de Campo Limpo (Aprocamp), bem como por aportes destinados principalmente à aquisição de equipamentos para extração e processamento dos óleos. A Aprocamp fornece à Natura matéria-prima de plantas como pataqueira, estoraque, priprioca e capitiu.
A instalação faz parte da agenda de ações relacionadas ao compromisso socioambiental da empresa e promove a verticalização da produção, contribuindo para a sustentabilidade da Amazônia.
Com a nova agroindústria da Natura, a comunidade assume a fase de produção com mais autonomia. Assim, há um aumento significativo no valor agregado do produto comercializado, com 60% a mais de renda bruta para a associação a partir da venda dos óleos. A produção também abre portas para o desenvolvimento de outros produtos, como velas e essências aromáticas, óleos fixos etc.
Em nota, Josie Romero, vice-presidente de operações e logística de Natura&Co América Latina, aponta que a implementação de agroindústrias é uma estratégia para agregar mais valor e qualidade aos produtos fornecidos pelas comunidades e assim, como consequência, gerar mais renda a cada uma das famílias, impulsionando a produção local e fortalecendo as relações de parceria.
Mais informação no
https://www.meioemensagem.com.br/