Dados sobre seu comportamento
Os millennials, a geração do milênio, ou geração Y são aqueles que tem, hoje entre 18 e 35 anos. Presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: a Internet. A geração Y nasceu nesse mundo, foi criada nesse modelo de civilização cada vez mais conectada e globalizada.
DADOS DOS MILLENNIALS NO BRASIL
O Itaú BBA, banco de investimentos do Itaú Unibanco, lançou em setembro de 2019 estudos sobre o perfil dos millennials no Brasil. A pesquisa Millennials – Desvendando os hábitos da Geração Y no Brasil tem como objetivo analisar como diferentes setores serão atingidos pelas mudanças trazidas por essa geração. A meta principal foi preparar as empresas para os hábitos de consumo da Geração Y.
Atualmente a divisão entre gerações
Baby Boomers – 50 a 64 anos – 16% (33 milhões)
Geração X – 36 a 49 anos – 26% (55 milhões)
Millennials Y – 19 a 35 anos – 34% (70 milhões)
Geração Z – 15 a 18 anos – 24% (51 milhões)
Os millennials já compõem a maior parte da população brasileira: são 34% da população total, e representam 50% da força de trabalho. Esse número deve crescer: estimativas dão conta de que, até 2030, a Geração Y deve ocupar 70% dos postos de trabalho.
A divisão entre gêneros é igualitária: 50% mulheres, 50% homens.
A maioria dos millennials são brancos (56%), casados (42%), têm entre 18 e 35 anos de idade (58%) e ensino médio completo (40%).
Com relação à atividade profissional, 46% estão empregados e 47% ganham entre 1 e 4 salários-mínimos (47%).
Onde estão
Sudeste 43%
Nordeste 27%
Sul 14%
Amazônia 9%
Centro-Oeste 8%
Em relação aos millennials de outros países, os brasileiros apresentam um comportamento atípico: eles ainda dão valor à propriedade, e não aos bens compartilhados, como acontece em outros países. Por aqui, os consumidores ainda acham extremamente importante ter uma casa (89%) e um carro (51%). Os números globais são 40% e 15%, respectivamente.
O mesmo vale para bens como TV (53% no Brasil e 15% na contagem global) e roupas de grife (40% no Brasil e 30% lá fora).
Uso das mídias sociais
Baby Boomers 83%
Millennials 82%
Geração X 81%
Geração Z 71%
Outro ponto em que os brasileiros se destacam é o massivo uso das mídias sociais – 82% no país, contra 38% nos totais globais. O hábito também é forte entre as outras gerações. Outras preferências dos millennials incluem: jogar videogames (58%), baixar música (64%) e assistir TV online (64%).
Digital, a Geração Y consome mais online do que as outras gerações – para 52% deles, a conveniência de comprar online é importante na decisão de consumo; 71% compraram online no último mês.
Também é a geração campeã no uso de delivery: 56% dos millennials pedem comida entre 1 e duas vezes por semana.
Como não poderia deixar de ser, os millennials são os primeiros a adotar novas tecnologias: 33% deles testam a tecnologia assim que sai, 31% fazem parte do primeiro grupo a experimentar a novidade, e 20% esperam um ano até embarcar na nova onda.
Os millennials do Brasil, ao contrário de outros países, ainda dão preferência à carne em suas refeições: 52% afirmaram comer o alimento mais de três vezes por semana.
EXISTEM DOIS TIPOS DE MILLENNIALS E ELES SÃO MUITO
DIFERENTES
Relatório do Google Brasil mostra as diferenças entre os dois tipos de millennials e por que as marcas precisam tratá-los de maneira distinta. O estudo foi feito pelo Google BrandLab de São Paulo, mostra que marcas precisam tratar os millennials com outros olhos.
Dois grandes grupos
Aqueles que hoje têm entre 19 e 24 anos (young millennials) e aqueles que hoje têm entre 25 e 34 anos (old millennials).
Os Old Millennials
– Eles foram crianças e adolescentes nos anos 90 e não cresceram com acesso à internet, smartphones e apps. Viveram boa parte da vida sem internet.
– Foram pegos de surpresa pela crise econômica – assunto que não pensavam muito a respeito.
– Tendem a ser mais otimistas, colaborativos e flexíveis.
– Tendem a ser mais nostálgicos e se sentem adultos quando fazem coisas como varrer a casa e lavar a louça.
– Hoje, suas maiores preocupações e objetivos são coisas como mudar ou conseguir um emprego, viajar ao exterior, comprar uma casa ou apartamento e começar ou voltar a estudar.
– Eles se interessam mais em momentos de “pausa” e “detox” das tarefas para relaxar e buscam mais “life hacks” (dicas, macetes).
Os Young Millennials
– A infância e adolescência deles aconteceu nos anos 2000. Já nasceram em um mundo conectado à internet e desde a escola conheceram coisas como smartphones e redes sociais.
– Já conheceram o mundo com uma economia mais frágil.
– Tendem a ser mais realistas, questionadores e conscientes quando o assunto é finanças.
– Adoram a filosofia YOLO (You Only Live Once/Só Se Vive Uma Vez). 89% se identificam com esse estilo de vida.
– Tendem a ter menos paciência com “perda de tempo” como anúncios e comerciais.
O que os une
Mas em algum momento eles precisam se encontrar, correto? Afinal, são todos millennials.
Segundo a análise do Google, a vida com acesso à informação 24 horas por dia é o ponto comum.
Ambos os grupos buscam no acesso à cultura a sua principal fonte de educação, inspiração e entretenimento.
DESCOBERTAS SOBRE COMO A GERAÇÃO Y CONSOME
- Eles não são influenciados por propagandas – A Geração Y acredita que a publicidade não é autêntica – é por isso que TV em streaming online e os bloqueadores de propaganda no Facebook e no Youtube fazem tanto sucesso.
- Eles procuram por resenhas em blogs antes de comprar algo –Na hora de fazer uma compra, os millennials tendem a se basear em resenhas em blogs. As gerações mais antigas confiam nas mídias mais tradicionais, enquanto a Geração Y procura nas mídias sociais uma abordagem mais autêntica e sincera sobre os produtos.
- Eles valorizam mais a autenticidade do que o conteúdo –Os millennials precisam confiar na plataforma antes mesmo de lerem o que é produzido. Os blogs tendem a ser mais verdadeiros e comandados por poucas pessoas – a Geração Y se conecta melhor com indivíduos do que números.
- Eles querem estabelecer uma relação com as marcas nas mídias sociais – Se uma marca se relaciona com eles nas redes sociais, isto aumenta a probabilidade de tornarem-se clientes. Isso gera mais trabalho para as empresas, mas é a melhor forma de chegar até a Geração Y.
- Eles querem coproduzir com as empresas – Hoje em dia, as companhias criaram os produtos e esperam que seu público-alvo vá consumi-los. A Geração Y quer estar envolvida na produção.
- Eles usam diferentes aparelhos eletrônicos – A Geração Y ama novas tecnologias, mas para manter a marca relevante, é preciso conquistá-los assim que a plataforma for lançada.
- Eles são consumidores leais – Quanto mais cedo uma conexão forte é estabelecida, melhor para as empresas porque estes indivíduos tendem a continuarem a usar seus produtos conforme forem envelhecendo.
CONCLUSÃO
As empresas precisam definir bem sua persona para poderem alcançar um alto grau de eficiência em suas estratégias no marketing digital.
Entender em qual geração está sua persona é fundamental para a assertividade dos conteúdos a serem gerados.